quinta-feira, 20 de novembro de 2008

DECEPÇÃO NO ANO DO CENTENÁRIO

Uma das histórias mais vitoriosas do esporte brasileiro começou em 25 de março de 1908, quando um grupo de estudantes trocou as aulas daquela quarta-feira por uma reunião no coreto do Parque Municipal, em Belo Horizonte. O acontecimento mudaria para sempre o curso da História. Nascia ali o Athlético Mineiro Football Club, que em 1912 sofreria uma mudança de grafia e passaria a se chamar Clube Atlético Mineiro, rompendo fronteiras e gravando seu nome no desporto mundial. Os 100 anos de história do Atlético são marcados pelo pioneirismo dentro e fora de campo. Em 1908, foi o primeiro time mineiro a trocar as antigas bolas de meia pelas de couro. Seis anos mais tarde, conquistou o primeiro torneio de futebol realizado em Minas Gerais, a Taça Bueno Brandão. Em 1915, venceu o primeiro campeonato oficial de futebol do Estado, organizado pela Liga Mineira de Esportes Terrestres, atual Federação Mineira de Futebol (FMF).
Ao contrário de outras equipes, que não permitiam o ingresso de quem não fosse rico ou estudante, o Atlético se firmava a cada dia como time do povo. O caráter popular rompeu as barreiras para o crescimento do Clube. Este ano o Atlético o clube desenvolveu uma série de ações comemorativas ao Centenário do Clube esquecendo do mais importante, o futebol. O planejamento valorizou a marca do Clube, e contemplou os torcedores, imprensa, conselheiros, ex-atletas, ex-treinadores, ex-dirigentes e funcionários. Eventos institucionais, festas para a torcida, shows, lançamento de livros, homenagens, exposições de acervo histórico, lançamento de produtos especiais e medalha comemorativa foram ações tomadas pela diretoria do então presidente Ziza Valadares. Ziza como gosta de ser chamado prometeu ao final do ano de 2007 um time competitivo e muitos titulos
" Temos uma base muito forte que está sendo mantida há dois anos e, com os reforços que estamos trazendo, formaremos um grande time. Vamos buscar com muita força os títulos para marcar o ano do nosso centenário ", declarou ao site do globo.com. O que a mídia e a torcida apaixonada do Galo viu foi bem diferente do que gostariam, o time, perdeu o campeonato mineiro para seu principal rival em uma goleada histórica, foi desclassificado da copa sulamericana com outra goleada para o Botafogo e andava a passos largos até poucas rodadas em busca da segunda divisão. Com as derrotas para vasco, são paulo e ipatinga o comando de ZiZa não resistiu, e a demissão foi inevitável. Para nós jornalistas e para os torcedores a decepção foi grande, o atlético é e será sempre um clube de massa e de expressão no cenário mundial, precisa sim, acima de tudo de planejamento por parte de seus gestores. Para a estudante de Jornalismo e torcedora do galo Glayce Kelly,21 anos, faltou liderança por parte da diretoria "Acho que os jogadores estavam desmotivados, sem incentivo, já que seus salários estavam atrasados ninguem quer jogar dessa forma. Pra mim isto vai passar com a nova diretoria, a esperança é de titulos", contou. Glayce falou do novo presidente do clube Alexandre kalil, que chega com estatos de salvador da pátria. Dirigente polêmico por suas declarações, kalil diz que sua administraçaõ será de muita transparência e respeito à todos, inclusive ao rival cruzeiro fonte de tantas brigas e especulações.
O que todos admiradores do clube atlético mineiro querem para o ano de 2009, são muitas mudanças e profissionalismo dos dirigentes alvinegros e que o ano de 2008 sirva de experiência.

Nenhum comentário: